Corrida de Orientação

A Corrida de Orientação é uma espécie de rally a pé -, consiste basicamente em um competidor, equipado apenas com uma bússola e um mapa topográfico, onde estão marcados os locais por onde ele deve passar.

Nesses lugares existem prismas juntamente com picotadores, com o qual o atleta deve picotar um cartão de controle, assinalando sua passagem. Ganha quem fizer o percurso no menor tempo.

O campeonato é dividido em modalidades por idade e sexo. Os lugares onde são realizadas estas provas são muito verdes, por isso a corrida de orientação é um esporte para aqueles que gostam de ficar junto da natureza, convivendo pacificamente com ela, tirando proveito e cuidando dela ao mesmo tempo.

A Orientação é um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, uma componente mental e lúdica capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo público feminino.

Nesta prova o competidor terá uma bússola, um mapa e sua inteligência. Nada mais é preciso para que ele trace seu próprio caminho, atravessando trilhas e montanhas, e quando chegar ao fim da corrida , passando por todos os pontos de marcação, torne-se um verdadeiro vencedor.

A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

O mapa de orientação

O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc.


O percurso de Orientação

O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.

Regras básicas

• Passar por todos os pontos de controle;
• Marcar corretamente o cartão de controle;
• Preservar a natureza.

Característica do Esporte

A característica própria do desporto Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc.

Categorias

As categorias na Orientação são montadas de acordo com 3 variantes:

1. SEXO: “H”
Homens e “D” Mulheres

2. IDADE:
10 Até 10 anos.
12 Até 12 anos
14 Até 14 anos
16 Até 16 anos
18 Até 18 anos
20 Até 20 anos
21 De qualquer idade
35 Mais que 35 anos
40 Mais que 40 anos
45 Mais que 45 anos
50 Mais que 50 anos
55 Mais que 55 anos
60 Mais que 60 anos
65 Mais que 65 anos
70 Mais que 70 anos
75 Mais que 75 anos
80 Mais que 80 anos
85 Mais que 5 anos
90 Mais que 90 anos
MA Mais de 50 anos (Master Alfa)
N1 Criança acompanhada menor que 18 anos
N2 Adulto acompanhado maior que 18 anos

3. GRAU DE DIFICULDADE:
E” - ELITE
A” - MUITO DIFÍCIL
B” - DIFÍCIL
N” - FÁCIL
N1 e N2” - INICIANTES


Exemplo de Categorias
H18N masculino - até 18 anos - fácil (novato)
D21B feminino - qualquer idade - difícil (bravo)
H35A masculino - mais de 35 anos - muito dífícil (alfa)
D18E feminino - até 18 anos - elite
HMA masculino - mais de 50 anos - muito dífícil
DN1 feminino - menor que 18 anos - acompanhado

BAIXE AQUI AS REGRAS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO